Colisão de asteroide e Armageddon: Como a Nasa lidará com este problema?

A NASA formalizou seu programa em curso sobre a detecção, monitoramento de Objetos próximos da Terra (NEOs) e previsão de um possível “Armageddon” causado devido a colisão de asteroides com a Terra.

A NASA iniciou suas pesquisas com os NEOs em 1998. Mas recentemente, o programa foi oficialmente estabelecido como Escritório de Coordenação de Defesa Planetária (PDCO) sob a Divisão de Ciência Planetária, na NASA’s Science Mission Directorate, Washington.

De acordo com as notícias publicadas pela NASA, cerca de 13.500 NEOs foram detectados desde o início da pesquisa, e aproximadamente 1.500 mais estão sendo detectados a cada ano. Os astrônomos que trabalham com este programa usam telescópios terrestres e o telescópio infravermelho NEOWISE da NASA para detectar e rastrear Objetos próximos da Terra. O Centro de Estudos NEO (CNEOS) monitora a órbita dos NEOs detectados e o Minor Planet Center mantém os dados de rastreamento em uma base de dados global para referência futura.

Além disso, o PDCO está autorizado a emitir avisos sobre a passagem próxima de asteroides e avisos em caso de suspeita de eventos de colisão de asteroides. Um desses alertas foi emitido em 2008, quando um NEO, cerca de poucos metros de tamanho, foi previsto para o impacto da Terra, em algum lugar no meio do Sudão deserto no dia seguinte. A notificação foi enviada à Casa Branca para o então presidente dos EUA, George W. Bush.

A Tenente Coronel Lindley Johnson é a cabeça fundadora do PDCO e carrega a enorme responsabilidade de ser o Oficial de Defesa Planetária. Em uma entrevista, recentemente publicada na Bloomberg, Johnson citou, “Every Day is Asteroid Day”.
Respondendo a uma pergunta sobre o uso de armas nucleares na prevenção de colisão de asteroides, ele acrescentou que o uso de armas nucleares para destruir tais asteroides no espaço, como mostrado no filme Armageddon, é puramente sci-fi e é praticamente impossível. Encontrar e identificar tais asteroides com antecedência, como vários anos de antecedência pode nos dar a chance de enviar uma nave espacial e modificar a velocidade e esperamos que a trajetória de impacto do asteróide.

Entretanto, sob as circunstâncias atuais, mesmo a NASA não pode confirmar quando e como o Armagedom ocorrerá. O mínimo que as pessoas podem fazer é preparar-se para prevenir ou fazer estratégias para sobreviver a essas colisões de asteroides.

Via: Science World Report