Início Ciência Hubble captura uma misteriosa, bela galáxia que atua como um laser astronômico

Hubble captura uma misteriosa, bela galáxia que atua como um laser astronômico

As chamas brilhantes são visíveis perto do horizonte de evento de um buraco negro super-maciço no centro de nossa galáxia, a Via Láctea igualmente conhecida como o Sagitário A nesta imagem liberada sobre Janeiro 6, 2003. O observatório do raio X de Chandra criou a imagem , Em uma exposição com duração de duas semanas. (Imagem apenas para representação: veja a imagem real abaixo e no vídeo.) (Foto: NASA / CXC / MIT / F.K.Baganoff / Getty Images)

O telescópio Hubble viu uma misteriosa e bela galáxia conhecida como IRAS 16399-0937. É um “megamaser”, que está a cerca de 370 milhões de anos-luz do planeta Terra.

Um megamaser é um maser astrofísico com grande luminosidade isotrópica. É cerca de 100 milhões de vezes mais brilhante do que masers na Via Láctea. A NASA explicou que esta galáxia tem uma classificação muito mais emocionante e futurista do que a maioria – ela hospeda um megamaser.

Engadget relata que a imagem foi tirada usando dois instrumentos, a Câmera Avançada para Pesquisas (ACS) e a Câmera Near Infrared e Multi-Object Spectrometer (NICMOS). Os pesquisadores puderam ver a galáxia com dois núcleos separados durante a fusão escondendo-se atrás de gás cósmico espesso e poeira. Eles também descobriram que a galáxia tem um enorme buraco negro, que é cerca de 100 vezes o tamanho do Sol.

Os dois núcleos galácticos separados são diferentes. A equipe nomeou o norte um IRAS 16399N e o núcleo do sul como IRAS 16399S. O núcleo do sul parece ser uma região starburst ativa maciça com estrelas recém-nascidas em uma taxa enorme. Por outro lado, o núcleo do norte parece ser o oposto que tem um enorme campo de gás neutro fracamente ionizado, de acordo com a Science Alert.

O telescópio Hubble permanece em operação e seu sucessor será lançado em 2018. Hubble foi lançado em órbita terrestre baixa em 1990. É uma das maiores e mais versáteis ferramentas de pesquisa para a astronomia. Poderia detectar a estrela mais distante e as galáxias interessantes no espaço. Foi nomeado após o astrônomo Edwin Hubble.