Sons selvagens gravados pela NASA na lua Ganymede

A NASA revelou um clipe de áudio de 50 segundos do sobrevôo de Juno na lua Ganymede na reunião de outono da American Geophysical Union (AGU) na sexta-feira. Gerado a partir de dados capturados em 7 de junho durante a abordagem mais próxima da espaçonave a Ganymede, o som, semelhante a um robô ou modem dial-up, é o mais recente e fascinante retorno da exploração de anos da missão Juno do maior gigante gasoso do Sistema Solar e suas luas.

O áudio vem de dados coletados usando o instrumento Waves de Juno, projetado para medir ondas de rádio e plasma detectadas na magnetosfera de Júpiter, a bolha de partículas carregadas que envolve o gigante gasoso. Ganymede é a maior lua de Júpiter e a única lua no Sistema Solar a ter uma magnetosfera própria. Os dados de emissões coletados de Ganymede foram transferidos para uma faixa de áudio para fazer a gravação, de acordo com a agência.

Esta trilha sonora é selvagem o suficiente para fazer você se sentir como se estivesse navegando enquanto Juno passa por Ganymede pela primeira vez em mais de duas décadas”, disse o investigador principal de Juno, Scott Bolden, do Southwest Research Institute em San Antonio.

Dias antes de o áudio ser recuperado, a NASA anunciou que a espaçonave Juno estaria a cerca de 645 milhas da superfície de Ganymede, o mais próximo que já esteve dela. O sobrevôo proporcionou uma oportunidade única de estudar a lua, que não tinha visto uma espaçonave se aproximar dela tão de perto desde que a sonda Galileo da NASA passou em 2000.

Os cientistas estão continuando a estudar os dados Waves coletados durante o sobrevoo Juno e tentando decodificar quais mudanças de frequência presentes dentro da gravação significam.

Além da faixa de áudio, outros palestrantes da AGU forneceram atualizações sobre suas últimas descobertas da missão Juno, incluindo uma maior exploração da magnetosfera de Júpiter. De acordo com as novas descobertas obtidas a partir de uma anomalia magnética perto do equador de Júpiter, conhecida como Grande Mancha Azul, Júpiter experimentou uma mudança em seu campo magnético durante os últimos cinco anos, e a Grande Mancha Azul está vagarosamente à deriva para o leste a aproximadamente 2 polegadas por segundo, levando 350 anos para fazer o seu caminho ao redor do planeta.

A mais conhecida Grande Mancha Vermelha, um anticiclone violento ao sul do equador, vaga na direção oposta em um ritmo mais rápido, circulando o planeta a cada quatro anos e meio.

Via : TheVerge